Dentistas fazem mutirão para atender crianças carentes no Recife.


Atendimento acontece na sede da Associação Brasileira de Odontologia.
                    Maior preocupação dos dentistas é a cárie infantil.






De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, menos da metade dos recifenses com cinco anos de idade está livre das cáries. Por isso, nesta terça-feira (10), profissionais da Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, da Associação Brasileira de Odontologia em Pernambuco e do Exército vão fazer uma ação social para atender crianças carentes.

O atendimento será na sede da Associação Brasileira de Odontologia em Pernambuco, localizada no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife. O mutirão faz parte do 21º Congresso Pernambucano de Odontologia e deve prestar atendimento a crianças especiais e carentes, que fazem parte da Organização dos Amigos Fraternos (OAF), do Lar da Vovó e do Lar da Madalena. A ação acontecerá durante todo o dia.

Segundo o dentista Fernando Tavares, da Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, o maior combate será contra a cárie. “A cárie dental sempre é uma doença que preocupa. Países desenvolvidos estão praticamente isentos de cárie. No Brasil, a gente tem diminuído o índice de cárie dental e é comum você encontrar adultos jovens sem cáries. Boa parte da cárie dental infantil decorre da falta de higienização, de cuidados”, contou.

A alimentação também influencia no aparecimento de cáries nos pequenos. “A comida influencia quando você se alimenta de forma irregular. São aqueles lanchinhos entre as refeições, aquela dieta açucarada – às vezes antes de dormir e não escova os dentes. O correto é escovar pela manhã, após o almoço e antes de dormir”, explicou Tavares.

Escovação
O dentista Fernando Tavares também explicou como os pais podem ajudar na escovação dos dentes dos filhos. “Os pais devem manter esse cuidado de escovação com suas crianças. Uma escovação ideal deve primeiro selecionar a escova adequada - pequena, com cerdas macias. Depois, fazer movimentos circulares na face externa dos dentes. Em seguida, movimentos de vai e vem na parte de cima. Por último, a escovação da parte interna dos dentes e da língua”, orientou. A escovação ideal deve durar entre 2 e 3 minutos.



Fonte: G1.
 

0 comentários:

Facebook