Porque escolher Odontologia?


Lembra do post pra ajudar os futuros universitários? Então, olha ele ai.
Com a ajuda dos meus lindos leitores elaborei esse post e espero que ajude vocês!!






Pra quem entrou meio de supetão e a acabou amando:

Minha história começou fazendo cursinho pra medicina (que saco!), mas era uma desculpa pra morar fora de casa e não fazer nada. Sabia que queria algo na saúde, mas tinha MEDO de fazer Odonto porque a profissão está em um momento no qual até alguns professores meus não incentivam a sua escolha... Insalubridade, salários baixos, estresse alto..
Enfim, mas entrei na faculdade e me APAIXONEI! Amo amo e amo muitoooo a
odonto.
Gosto muito de cirurgia, pretendo fazer buco maxilo facial e não gosto de prótese, dentística.. nada que envolva a parte "artística" da profissão.
Natasha Franco.


Estou no primeiro semestre, nunca tinha pensado nessa profissão, trabalho em uma clínica odontológica e por incentivo dos dentistas escolhi esse curso.
A minha ideia inicial era fazer letras porque queria fazer uma faculdade onde dela poderia ajudar pessoas, porém como professor eu vi que seria mais difícil  ter a qualidade de vida que buscava.
Até que um dentista me explicou que em odontologia eu poderia dar aula, iria ajudar mais pessoas e poder atuar como dentista e eu conseguiria uma melhor qualidade de vida... Hoje não me vejo em outra profissao, amo odonto.
O que estou achando mais difícil são as materias como bioquímica, biologia celular, genética e outras do tipo. A  lista de materiais esses primeiros semestres é mais sussa eu ganho em media 1500 tenho bolsa de 50% e tô conseguindo levar de boa.
Walison Campos


Na verdade eu comecei porque era o sonho da minha mãe, e eu sempre sonhei fazer medicina veterinária, mas por fim resolvi fazer odonto e acabei gostando.
Bom ainda estou no começo mas estou amaaaando!!!
O que eu não gosto muito são das aulas de odontologia preventiva e comunitária, acho um saco mas de resto eu adooooro.
Thayna Albuquerque


Escolhi o curso pela "influência" do meu pai aqui em casa, vou explicar melhor. Cheguei ao fim do terceiro ano sem saber para o que prestar e sem essa neura de "meu sonho é fazer tal curso", ai como eu sempre conversei muito com meu pai, fui perguntando e me interessando pela odonto (meu pai é representante comercial de produtos odontológicos) ouvi as vantagens e desvantagens na versão dele e resolvi arriscar, prestei e agora estou no 3º Período.
Como ainda estou no começo, não vi quase nada, mas do que eu já vi eu gostei bastante da parte anatômica, materiais dentários, dentística, prótese, radiologia, saúde pública, escultura dental e Patologia.  
Não gosto muito das matérias mais teóricas, como odonto legal (que eu sempre achei que seria SÓ sobre o trabalho no cadáver. Haha), homem e sociedade, essas básicas. 
Também não gostei de microbiologia, bioquímica e embrio, que são muito importantes pro curso, mas achei muita teoria pra coisas que poderiam ser práticas.
Ao resto, os preços dos materiais eu não tenho muito problema, até porque meu pai sabe exatamente o que professor usa ou não, então só compro realmente o necessário.
Mychelle Soares.


Pra quem já sabia o que queria:

Existem muitos motivos pelo qual escolhi ser cirurgiã-dentista. O humanismo, o fato de tratar pessoas, dar uma condição melhor de saúde bucal dela, que reflete na vida como um todo.
Isabela Espósito


No começo as mais difíceis são anatomia, embrio/histo bucal e materiais dentários... Mas são muito interessantes! As mais chatas são as obrigatórias básicas... Metodologia, sociologia, antropologia, etc etc etc.
Gastos: prepepare o bolso! no começo só precisa comprar um manequim que custa uns $300, mas depois os gastos sobem pra cerca de 1.500 por semestre, acho que é mais ou menos isso! hehe. Pra mim a mais pesada até agora foi periodontia.
Raílla Cavalvante

 O que é fácil pra um, é difícil pra outro. Patologia geral é bem chatinho, pato bucal bem puxado; endodontia tem conteúdos legais e outros um tanto intragaveis; nas aulas práticas de prótese você não pode errar nenhum passo na confeccção dela. Agora semio não tem palavra que descreva o quão chato é.
Amo demais odonto, mas se eu estivesse começando minha vida hoje, escolheria outro curso. Por estar saturado, pela desvalorização, desunião da classe, pelos poucos concursos em comparação à area de direito, pelos enooormes gastos com materiais, por ex no 6º periodo, 3 listas contabilizaram aprox. 5mil. Pra quem quer começar, vale apena se informar bem sobre o curso e conversar com quem já está na área.
Caroline Dias.

Sou aluno de Primeiro Período e minha dificuldade maior é me adequar a Universidade.. 
Ao meio, ao "Sistema". Mas em termos de matérias nada que com estudo você acompanhe muito bem, e estou amando .
Akydawan Fernandes.

As opiniões são bem divididas, eu no caso foi do tipo: “Não sabia o que queria, mas estou amando” sabe?
Pra mim as matérias mais trabalhosas e difícies de estudar de ínicio de curso são: Histologia, Anatomia crânio fácial e materiais dentários. Essas foram as que me deram mais trabalho e me tiraram algumas noites de sono! Hahaha
Mas de resto tenho amado tudo com a página e o blog ajudo a me manter informada e atualizada sobre TUDO o que acontece no nosso meio!

Então uma dica que eu dou é: Leia, pesquise, procure. Por mais que não esteja na sua área de conhecimento ainda, informação é sempre muito útil!
Aos que ainda não se decidiram, posso falar com propriedade que o curso é íncrivel e sou extremamente apaixonada pelo que faço!




10 comentários:

  • Ana Rosa_Eternamente Feliz_ says:
    10 de março de 2012 às 07:23

    mto boom , li todas e acheei mto interessaante ... Quero mto fazer ODONTO,mas por enquanto não dá ... O custo é mto alto0!

  • Anônimo says:
    10 de março de 2012 às 07:32

    Curti :D

  • Juliana Lisboa says:
    10 de março de 2012 às 07:35

    oowwnn *-* Eu tô fazendo convênio, ou seja, ano de vestibular. Escolhi odontologia mais ou menos na metade da 6ª série. Motivos? bom.. não sei explicar, porque por incrível que pareça só fui ao dentista DUAS vezes EM TODA A MINHA VIDA,não tenho nenhum parente dentista. Só tenho uma amiga ortodontista, mas que eu conheci já quando eu tava no 1º ano do médio. Então não tenho "referências". Eu sempre quis um curso na área de Ciencias Biológias. Enfim, agora tô estudando pra entrar numa universidade e tô estudando muito, porque aqui só tem em duas particulares (e são bastante caras) e na federal, na estadual ainda não tá confirmado se entra esse ano :( E tô pensando em fazer veterinária na ufra, pra me especializar em odontologia veterinária haha :D

  • Gleiziele P.Bassani says:
    10 de março de 2012 às 07:39

    Quando acabei meu ensimo médio,ja sabia que queria algo relacionado a saúde. minha mãe trabalhou em um hospital durante anos como instrumentadora e por isso queria que eu fizesse enfermagem. começei a pesquisar sobre o assunto e vi que não era aquilo que eu queria. por incentivo do meu pai acabei fazendo o curso de odonto e hj estou no 4º periodo. estou AMANDO o curso e acada semestre que se passa vejo que é isso mesmo que eu qro para minha vida ! os gastos são muitos, fora a mensalidade que 1.500, esse semestre gastei 5.500 de material ( de cirurgia, perio, dentistica e endo ). meu pai esta quase tendo um filho rs. mais ele me apoia em tudo e esta todo bobo por saber que tera uma filha dentista ahsoaish.

  • Pricila Cardoso says:
    10 de março de 2012 às 08:37

    Sou mineira , tenho 18 anos e estou em SP a um ano , por conta dos estudos ...A odonto na minha vida sempre foi um grande sonho , se não me engano desde quando ainda tinha uns 8 anos vivia falando com todos que um dia eu seria dentista .. Passaram-se uns 9 anos até que eu chegasse ao meu ultimo ano no ensino médio e ainda assim continuava com a mesma vontade . Fiiz o Enem em 2010, mais a minha nota ainda nao dava p odonto então fui fazer enfermagem. Gostava muiito do curso , mais na boa , não era de forma nenhuma o que eu queria pra minha vida .. Além disso consegui farmácia na UFMG e todos me aconselhavam a fazer , mas desisti! Não faria simplesmente pelo fato de ser em uma universidade federal, afinal era uma coisa que não me interessava em nada !
    E hojee , graças a Deus to eu aqui muiiito , mas muito feliiz mesmo por estar no 1° semestre de ODONTOLOGIA! Sei que ainda estou no começo , mas posso afirmar com toda certeza que ja amo o que eu faço e a cada dia me apoixono maiis :D
    É verdade que é um curso muiiito caro , materiais e mensalidades tem custos altos .. e apesar de estudar como bolsista do prouni , isso não diminiu as dificuldade .. Mais aqui vai uma DICA : se você tem verdadeiramente o sonho de fazer odonto , não desista por isso .. vaá em frente .. no final tenho certeza que todo esforço será recompensado !

  • Anônimo says:
    10 de março de 2012 às 16:48

    Estou no primeiro semestre , claro que é extremamente caro , mas vale a pena , é uma realização. Estou amando e a cada dia tenho mais certeza da escolha que eu fiz!

  • Daylane says:
    14 de abril de 2012 às 19:52

    Odontologia< sonho prestes a ser realizado...hehe'

  • Anônimo says:
    23 de julho de 2012 às 13:17

    Galera, quero números, já ouvi que odonto é um curso caro, mas caro quanto?

  • Anônimo says:
    3 de março de 2013 às 13:38

    No mínimo 2.000 por semestre!

  • Vick says:
    18 de março de 2013 às 23:25

    Adorei o post, eu gostaria de ter lido quando estava em dúvida, mas agora eu tenho certeza de que fiz a escolha certa. Eu sempre quis odontologia, desde os 6 anos de idade quando, no mesmo dia que tive a aula das profissões na escola, fui ao dentista pela tarde. Na adolescência eu mudei um pouco a minha perspectiva, eu me achava burra demais pra odonto e amava português, então decidi ser professora. Mas durante o cursinho eu vi que conseguiria a tão sonhada vaga na federal, então no dia da inscrição surpreendi a todos quando optei por odonto. Ninguém entendeu nada, mas eu tenho certeza de que fiz a escolha certa.

Facebook