Miíase na cavidade oral.

Pelo visto está na moda compartilhar fotos de Miíase no facebook, mas na realidade ninguém sabe direito o que é, e como é causada.
Vim aqui tentar explicar de maneira sucinta e sem muita complicação, pra que seja melhor entendido!






O que é? 

Doença parasitária provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis (mosca varejeira, de cor azulada ou verde, com um brilho metálico)
A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver. 



Manifestações clínicas:

Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa, levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive a boca.  

Uma característica clínica que define o diagnóstico pode ser notada observando-se atentamente o orifício central da lesão. De tempos em tempos a larva sobe ao orifício para respirar e esta movimentação pode ser percebida claramente. Com a evolução, que pode durar entre 30 a 70 dias, a larva tende a deixar o orifício.



Indivíduos mais afetados:
Portadores de enfermidades tais como a tetraplegia, debilidade mental, senilidade entre outras, fazendo que mantenham a boca constantemente aberta, ou ainda em indivíduos que adormecem com a boca aberta durante o dia, como acontece freqüentemente com os alcoólatras, sendo estes os elementos mais susceptíveis dessa contaminação.
A má higiene bucal, com lesões e odor fétido, atua como atrativo para as moscas fertilizadas depositarem seus ovos.


Tratamento:
O diagnóstico dessa lesão é sempre clínico e o tratamento mais recomendado é a remoção mecânica das larvas, com irrigação com soro fisiológico e Tergentol a 10%.
O uso de anestesia é recomendado em casos de pacientes com problemas mentais e, quando as larvas se encontrarem profundamente nos tecidos, muitas vezes comunicando-se com estruturas anatômicas importantes, como o seio maxilar e as fossas nasais.



Prevenção:
A prevenção deve ser sempre recomendada através de curso, conferências e palestras, em locais onde se observa maior ocorrência dessas condições, tais como zonas rurais.


É importante lembrar que pacientes portadores de necessidades especiais necessitam sempre de mais atenção, quando a higiene bucal, evitando assim inúmeras doenças, inclusive a miíase. 


Pra quem tem estômago forte, aqui vai um vídeo de descaso com o senhor de 84 anos, portador de Alzheimer e Mal de Parkinson:http://www.youtube.com/watch?v=WmDkmdznfys 

E mais fotos aqui: 

http://www.ortognatica.com/midia17.htm





blog:


Fonte: www.ortognatica.com

2 comentários:

  • Anônimo says:
    8 de abril de 2012 às 16:20

    Em 27 anos de profissão como Enfermeira ,não tinha visto miíase em cavidade oral, já vi em outras regiões do corpo. É muito triste saber que user humano passe por isso...mas é gratificante saber que outros seres humanos estão ai pra cuidar e orientar .

  • Anônimo says:
    8 de abril de 2012 às 16:20

    Em 27 anos de profissão como Enfermeira ,não tinha visto miíase em cavidade oral, já vi em outras regiões do corpo. É muito triste saber que user humano passe por isso...mas é gratificante saber que outros seres humanos estão ai pra cuidar e orientar .

Facebook